Saúde

Mau hálito? Faça isto todas as manhãs

Um tipo de biofilme (placa bacteriana) também conhecida por saburra lingual é a principal causa do mau hálito. Até 90% do mau hálito é causado pelos gases de enxofre que são liberados por essa saburra lingual. Ela se deposita constantemente sobre a língua, em locais de difícil acesso, principalmente na região posterior, nas fissuras e papilas linguais.

Esse mesmo biofilme causador de mau hálito, também pode agravar as doenças gengivais, pois os gases liberados fragilizam as mucosas e tornam as gengivas mais suscetíveis ás inflamações e infecções. Então a higiene da língua pode diminuir o risco de doenças gengivais e melhorar o quadro geral dos pacientes com diabetes, doenças cardiovascular e câncer oral. Durante as manifestações do SARs-Cov 2 percebeu-se que a raspagem da língua ajudou os pacientes na melhora da condição bucal e restabelecimento da saúde

Então, como devo fazer?

  1. Raspar a língua logo pela manhã! É fácil, rápido e barato.
  2. Use diariamente de manhã, com o estômago vazio e a noite antes de dormir pelos primeiros 30 dias.
  3. Segure as duas extremidades do raspador com as duas mãos. Estenda a língua e coloque o centro do raspador na superfície da língua, o mais para trás possível e que seja confortável para você.
  4. A limpeza deve ser feita do fundo para a ponta língua. Puxe com cuidado o limpador de língua para frente, para remover o revestimento indesejado. Enxágue o limpador de língua.

Quando dormimos, nosso sistema digestivo permanece levemente ativo, e durante este período o corpo tenta fazer a remoção de toxinas que estão em excesso assim como dos resíduos oriundos da má digestão dos alimentos ingeridos no jantar. Parte destes são enviados para a superfície da nossa língua. Se não raspar estas toxinas, elas serão reabsorvidas pelo organismo e desta forma podem agravar problemas respiratórios, digestivos, e consequentemente influenciar na sua vitalidade. ” (Laura Pires – Terapeuta Ayurvédica)

Quase 50% das nossas bactérias orais vivem nas fendas profundas da língua e são uma fonte importante de mau hálito, doença das gengivas e cáries dentárias. O revestimento que se cria ali fornece uma base para o crescimento delas, por isso, remover o revestimento é vital para matar estas bactérias.

Ama, toxinas, saburra,biofilme são nomes dados a essa camada que precisamos remover diariamente na língua. Os yoguis usam esta técnica a milhares de anos. Para quem quer ter um estado de saúde equilibrado, deve-se raspar a língua pela manhã após acordar e após a limpeza dos dentes e antes de ingerir qualquer alimento. A Ayurveda ensina que esta técnica ajuda não só a eliminar resíduos (mau hálito), como também estimula as glândulas salivares e o processo digestivo. Com esta higiene a garganta também está menos sujeita receber essas bactérias infecciosas.

É a maneira mais eficaz de remover as bactérias que se acumulam no topo da língua todas as noites.

A raspagem regular da língua não apenas leva a um hálito mais fresco, mas também remove essas toxinas antes que elas possam ser absorvidas pelo seu organismo.

A raspagem da língua também tem algumas ações sutis de estímulos ao que se relaciona com os órgãos vitais e o trato digestivo. A massagem da língua pode estimular esses órgãos, promovendo a eliminação saudável de bactérias e toxinas.

Por que cobre? A literatura recomenda que raspadores de língua sejam feitos de materiais como cobre, prata, ouro, latão e aço cirúrgico. O cobre apresenta propriedades antibacterianas. Ele não apenas mata as bactérias “ruins” da boca, mas permite instintivamente que as bactérias “boas” saudáveis ​​floresçam.

Porque não raspador em plástico? Este material permite espaço entre as suas moléculas, e as bactérias podem se manter nestes espaços e assim voltarem para tua boca.


Como usar o limpador de língua?

Você sabia que pesquisas mostraram que um raspador de língua de cobre é duas vezes mais eficaz que uma escova de dentes comum na remoção de carga biológica da língua. A escova foi desenvolvida para trabalhar em superfícies duras como dente e não em músculos? O cobre pode alterar a cor por sofrer oxidação, podemos higienizar com limão e sal e ele voltará a brilhar.

Qualquer dúvida  estou aqui para ajudar, sempre!

Dra. Queila Samistraro

Cirurgiã-dentista CRO/SC 6785 - Certificada em Medicina do Estilo de Vida, mestre em biotecnologia. Atuo com Disfunção Temporomandibular, ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares. www.draqueilasamistraro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *