A maneira correta de escovar os dentes
Em tempos de filtros embelezadores que deixam todo mundo com a mesma aparência nas redes sociais, o diferente e o único é o que chama a atenção. E é justamente esta a proposta de valorizar o teu SORRISO. Garantir, por meio dos procedimentos odontológicos, muito mais do que beleza ou perfeição, mas acima de tudo harmonia e personalização, sempre considerando as características estruturais e comportamentais de cada paciente e o que eles têm de melhor.
Vamos lembrar também, que uma boa qualidade de vida passa pela boca. Um Sorriso bem cuidado é sinônimo de saúde e bem estar, e um excelente cartão de visita.
Deixa eu te sugerir uma técnica para higienizar os dentes?
Vá para frente do espelho e atente-se aos seus movimentos. É importante você conhecer e observar a tua boca, dentes e língua. Inicie bochechando água com um bochecho vigoroso para neutralizar o pH bucal. Não podemos falar de escovação sem antes garantir o bom uso do fio dental, e por ele vamos iniciar. Nesta etapa, ocorre a remoção dos resíduos alimentares acumulados entre os dentes, região que a escova de dente não possui acesso. Assim, para impedir a formação do biofilme dental, é necessário passar o fio dental pressionando em cada superfície e não apenas no meio dos dentes. Lembrando, que basta aproximadamente 40 cm de fio dental enrolado nos dedos médios e com ajuda dos polegares para deslizar entre os dentes. Cuidado para não machucar a gengiva e nunca passe o mesmo pedaço de fio para limpar dois espaços diferentes.
Agora vamos para a escovação! Escolha um creme dental que facilite os movimentos da escova e que não irrita as mucosas. Se preferir, faça sem creme dental pois ele não é o mais importante e você pode usar no final para deixar o hálito refrescante. Divida a sua boca em 4 partes (superior esquerdo/ direito e inferior esquerdo/direito), e escove cada parte por no mínimo 45 segundos, fazendo movimentos circulares e leves, sem muita força para não machucar a gengiva. Em primeiro lugar a parte de dentro (próxima à língua e céu da boca) e depois a parte de fora. Na sequência, vamos escovar a região oclusal, responsável por esmagar os alimentos, sempre seguindo a divisão das 4 partes que você estabeleceu.
Lembre-se de raspar a língua em jejum e antes de dormir. Aconselho usar um raspador específico em metal, e posso, na próxima postagem, falar mais sobre isso, se você quiser.
Não se esqueça de que uma boa qualidade de vida passa pela boca. Um sorriso bem cuidado é sinônimo de saúde e bem estar.