Atividade

Atividade física é o melhor remédio para o seu coração

Apesar de haver muitos fatores que afetam a nossa saúde cardiovascular, a atividade física é sem dúvida um fator chave.

O sedentarismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e de mortalidade por todas as causas, quando comparado com qualquer outro hábito ou comportamento. Pesquisas mostram que as pessoas sedentárias têm um risco de 150% a 240% maior para as doenças cardiovasculares em comparação a pessoas ativas. O sedentarismo leva ao mesmo risco de doença cardiovascular que pessoas que fumam um maço de cigarro por dia.

Precisamos praticar o nosso autocuidado e incentivar familiares e amigos a serem pessoas mais ativas, para combater os efeitos adversos a saúde da epidemia do sedentarismo.

Infelizmente, estudos mostram que menos de 40% dos médicos aconselham rotineiramente as pessoas a praticarem atividade física, e que os médicos que praticam atividade física regular são mais propensos a incentivar seus pacientes a também serem mais ativos.

Se manter ativo é importante em todas as faixas etárias e condições de saúde.

A recomendação atual é realizar atividade física de moderada intensidade 150 minutos semanais, mas, qualquer movimento é valido, ande, nade, pratique qualquer modalidade recreativa ou esportiva, realize atividade de força por pelo menos três vezes por semana. Pratique aquela que você mais gosta, que possa facilmente incorporar na sua rotina e que conseguirá manter a longo prazo. Além de melhorar seu condicionamento cardiovascular, isso também irá te ajudar no controle do estresse, manutenção do peso, melhorar a qualidade do seu sono, auxilia na prevenção de diversos tipos de câncer, ansiedade, depressão e Alzheimer. Levando você a ter mais saúde, longevidade e vitalidade.

Fonte:

Physical activity and lifestyle medicine. James M. Rippe. American Journal of Lifestyle Medicine, May.Jun 2021. DOI:https://doi.org/10.1177/1559827620977092

Editado por Dra Viviane Porangaba. Médica Fisiatra e certificada em Medicina do Estilo de Vida.

instagram: @dravivianeporangaba

Dra. Viviane Porangaba

Dra. Viviane Porangaba. Médica Fisiatra. Membro da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Médica Fisiatra do Centro Especializado de Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Mestre em Ciências da Saúde pela UFAL. Certificação em Medicina do Estilo de Vida pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo e Vida e American College of Lifestyle Medicine. Instagram: @dravivianeporangaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *