Atividade

Mover-se a cada meia hora pode limitar efeitos negativos do estilo de vida sedentário.


Estudo com aproximadamente 8000 indivíduos com idade acima de 45 anos publicado em 2017 verificou se o comportamento de ficar sentado durante a maior parte do dia estaria associado ou não a maior risco de morte.

Conclusões do estudo:

-Ficar sentado trabalhando durante boa parte do dia e também ficar a maior parte do tempo em casa sentado (vendo televisão, por exemplo) está associado a maior risco de morte.

Atenção: o estudo também separou as pessoas que praticavam atividade física regularmente porém passavam boa parte do dia sentados e verificou que mesmo se você pratica exercícios físicos periodicamente (moderados ou vigorosos), o risco também é maior do que os que se movem mais ao longo do dia.

O estudo revelou a importância de tirar pausas frequentes para um pouco de movimento.

Mover o corpo a cada meia hora poderia ajudar a limitar os efeitos de trabalhar sentado. Quanto mais longa, mais frequente e mais intensa a pausa para se levantar e se movimentar, melhor.

Dicas: você pode fazer coisas simples, como a cada meia hora levantar para pegar uma garrafa de água, caminhar ou atender o telefone em pé.

Dra. Amanda Diniz

Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo. Médica do estilo de vida certificada pelo American College of Lifestyle Medicine e pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Clínica Medica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Instagram: @amandadinizcardiologia | www.draamandadiniz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *