Um ótimo aliado contra o novo coronavírus
Praticar exercícios físicos regularmente é um ótimo jeito de fortalecer seu sistema imunológico e se proteger de infecções. Quem pratica exercícios físicos moderados é menos propenso a desenvolver resfriados e se recupera mais rapidamente do que os sedentários.
Uma excelente notícia veio de um estudo recente, que avaliou se os exercícios físicos também poderiam proteger contra o novo coronavírus.
Neste estudo, publicado no British Journal os Sports Medicine, pesquisadores avaliaram a frequência da prática de exercícios físicos e como os pacientes evoluíram durante infecção pelo COVID 19.
Os pesquisadores avaliaram registros de 48.440 homens e mulheres adultos e os separaram em grupos de acordo com a frequência que se exercitavam:
- grupo menos ativo: se exercitavam 10 minutos ou menos por semana;
- grupo intermediário: frequência entre 10 minutos a 150 minutos por semana;
- grupo mais ativo: frequência acima de 150 minutos por semana.
Também foram avaliados outros fatores de risco para infecção grave pelo COVID 19, como idade, tabagismo, peso e qualquer histórico de câncer, diabetes, transplantes de órgãos, problemas renais e outras doenças subjacentes graves.
Conclusões do estudo:
As pessoas que nunca se exercitavam tinham o dobro de chance de hospitalização em comparação com o grupo mais ativo, e subsequentemente tinham cerca de duas vezes e meia maior probabilidade de morrer. Quando comparadas com o grupo moderadamente ativo, elas eram hospitalizadas com uma frequência 20% maior e tinham 30% mais chances de morrer.
Apenas a idade avançada e os transplantes de órgãos aumentaram a probabilidade de hospitalização e mortalidade mais do que ser inativo. O sedentarismo foi mais impactante do que todos os outros fatores avaliados, e a boa notícia é que é um fator que depende somente de nós.
Enquanto falamos muito sobre vacinação e suplementos, é importante destacar que uma caminhada de meia hora cinco vezes na semana pode te proteger contra quadros graves de infecção pelo COVID 19.
Ainda não começou a se mexer?
Referência: https://bjsm.bmj.com/content/early/2021/04/07/bjsports-2021-104080
Muito bom!