Um ótimo aliado contra o novo coronavírus

Praticar exercícios físicos regularmente é um ótimo jeito de fortalecer seu sistema imunológico e se proteger de infecções. Quem pratica exercícios físicos moderados é menos propenso a desenvolver resfriados e se recupera mais rapidamente do que os sedentários. 

Uma excelente notícia veio de um estudo recente, que avaliou se os exercícios físicos também poderiam proteger contra o novo coronavírus.

Neste estudo, publicado no British Journal os Sports Medicine, pesquisadores avaliaram a frequência da prática de exercícios físicos e como os pacientes evoluíram durante infecção pelo COVID 19. 

Os pesquisadores avaliaram registros de 48.440 homens e mulheres adultos e os separaram em grupos de acordo com a frequência que se exercitavam:

  • grupo menos ativo: se exercitavam 10 minutos ou menos por semana;
  • grupo intermediário: frequência entre 10 minutos a 150 minutos por semana;
  • grupo mais ativo: frequência acima de 150 minutos por semana.

Também foram avaliados outros fatores de risco para infecção grave pelo COVID 19, como idade, tabagismo, peso e qualquer histórico de câncer, diabetes, transplantes de órgãos, problemas renais e outras doenças subjacentes graves.

Conclusões do estudo:

As pessoas que nunca se exercitavam tinham o dobro de chance de hospitalização em comparação com o grupo mais ativo, e subsequentemente tinham cerca de duas vezes e meia maior probabilidade de morrer. Quando comparadas com o grupo moderadamente ativo, elas eram hospitalizadas com uma frequência 20% maior e tinham 30% mais chances de morrer. 

Apenas a idade avançada e os transplantes de órgãos aumentaram a probabilidade de hospitalização e mortalidade mais do que ser inativo. O sedentarismo foi mais impactante do que todos os outros fatores avaliados, e a boa notícia é que é um fator que depende somente de nós.

Enquanto falamos muito sobre vacinação e suplementos, é importante destacar que uma caminhada de meia hora cinco vezes na semana pode te proteger contra quadros graves de infecção pelo COVID 19. 

Ainda não começou a se mexer?

Link: https://bjsm.bmj.com/content/early/2021/04/07/bjsports-2021-104080

Editado por: Dra. Amanda Rocha Diniz Kimura, cardiologista e médica certificada em medicina do estilo de vida

www.draamandadiniz.com.br

Dra. Amanda Diniz

Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo. Médica do estilo de vida certificada pelo American College of Lifestyle Medicine e pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Clínica Medica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

One thought on “Um ótimo aliado contra o novo coronavírus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *