12 Atitudes para manter seu cérebro saudável
“Nunca é cedo ou tarde demais no curso da vida para prevenir demência”
Esta frase ficou famosa após ser declarada em um recente relatório intitulado “Prevenção, Intervenção e Cuidado em Demência” publicado em 2020 pela revista inglesa The Lancet, uma das mais importantes e influentes do mundo na área de ciências da saúde.
Esse relatório elencou os principais fatores de risco para demência que podem ser modificados ao longo do curso da vida. Considera-se que através da abordagem desses 12 fatores de risco é possível prevenir pelo menos 40% das demências no mundo inteiro.
Os fatores modificáveis na infância e idade jovem incluem a educação, que contribui para a construção da reserva cognitiva. Já os fatores modificáveis da idade adulta (45-65 anos) e idade madura (>65 anos) influenciam a manutenção dessa reserva e o desenvolvimento de doenças que causam danos aos neurônios, como tabagismo, alcoolismo, hipertensão, obesidade, sedentarismo, diabetes e traumatismo craniano.
Vamos listar as 12 intervenções preventivas elencadas?
– Educação desde a infância
– Prevenção de uso abusivo de álcool
– Prevenção de traumatismo craniano
– Cessação de tabagismo (mesmo quando idoso)
– Prevenção e tratamento da obesidade
– Prevenção e tratamento de diabetes
– Prevenção e tratamento da hipertensão arterial
– Prevenção, identificação e tratamento da depressão
– Prevenção, identificação e tratamento de perda auditiva
– Redução da poluição do ar
– Atividade física regular
– Manter-se cognitivamente, fisicamente e socialmente ativo
É importante notar que essas intervenções preventivas envolvem tanto o âmbito individual quanto social, populacional e comunitário. Cultura, pobreza e desigualdade são grandes determinantes da mudança, e as populações em maior risco são as que podem colher maiores benefícios.
E aí, quais dessas intervenções você consegue colocar em prática em sua vida e em sua comunidade?
Referência:
Dementia prevention, intervention, and care: 2020 report of the Lancet Commission
Gill Livingston,Jonathan Huntley,Andrew Sommerlad,David Ames,Clive Ballard,Sube Banerjee,Carol Brayne,Alistair Burns,Jiska Cohen-Mansfield,Claudia Cooper,Sergi G Costafreda,Amit Dias,Nick Fox,Laura N Gitlin,Robert Howard,Helen C Kales,Mika Kivimäki et al. The Lancet, 8–14 August 2020
https://www.thelancet.com/article/S0140-6736(20)30367-6/fulltext