Saúde

A pressão no idoso também deve ser 120 x 80 mmHg?

A hipertensão é uma doença muito comum nos idosos, e estima-se que aproximadamente 60% tenham hipertensão nessa fase da vida.

É também um importante fator de risco para a ocorrência de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, doenças que mais matam no mundo, além de serem grandes causadoras de sequelas que podem piorar muito a qualidade de vida. A hipertensão também está muito associada ao surgimento de demência.

O tratamento é importante em todas as idades, e o uso de medicamentos para controle da pressão é capaz de reduzir a ocorrência das doenças cardiovasculares e perda de função renal.

A hipertensão arterial no idoso geralmente é diferente da hipertensão nos jovens, pois é comum observarmos o aumento somente da pressão arterial sistólica, aquele valor maior que medimos nos aparelhos, e isso ocorre pois com a idade os vasos ficam mais rígidos.

O tratamento nessa faixa etária deve levar em consideração diversos fatores, como a expectativa de vida, uso de outras medicações e outras doenças existentes, como diabetes, insuficiência renal e demência, por exemplo. Os idosos têm mais efeitos colaterais com a medicações e estão mais sujeitos a eventos adversos como quedas, fraturas e piora na qualidade de vida.

O alvo de pressão pode ser mais alto, em torno de 140 a 150 mmHg de pressão sistólica, principalmente nos muito idosos com expectativa de vida reduzida, com menor autonomia e com maior risco de eventos adversos com a medicação. O tratamento deve ser sempre individualizado nessa faixa etária e o acompanhamento deve ser mais rigoroso pois é comum a necessidade de ajuste frequente da dose das medicações.

Link do autor: www.draamandadiniz.com.br

Fonte: Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020 https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-116-03-0516/0066-782X-abc-116-03-0516.x44344.pdf

Dra. Amanda Diniz

Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo. Médica do estilo de vida certificada pelo American College of Lifestyle Medicine e pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Clínica Medica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Instagram: @amandadinizcardiologia | www.draamandadiniz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *