Sabia que uma boa risada pode ser o seu melhor remédio?

O riso é natural, gratuito, sem efeitos colaterais e facilmente distribuível. Ocorre de forma individual, enquanto nos lembramos de um evento engraçado, lendo um livro ou assistindo televisão, ou até mesmo em grupo compartilhando histórias com os amigos.

Atualmente a ciência tem demonstrado que a risada tem amplos efeitos fisiológicos positivos, além dos psicológicos que todos nós já conhecemos.

Pesquisas associaram o humor positivo e o riso com níveis aumentados de tolerância a dor. Em um estudo pessoas foram submetidas a um estímulo doloroso após a exibição de um filme. Aqueles que assistiram filme de comédia tiveram uma vantagem significativa na tolerância a dor.

Um outro estudo demonstrou uma redução de 20% da agitação em pacientes com demência com a terapia do riso, em comparação ao efeito de medicamentos antipsicóticos e sem os efeitos colaterais.

Estudos com imagem de ressonância magnética funcional descobriram o efeito que comédias stand up apresentam em ativar os centros de recompensas no cérebro, estimulando a secreção de endorfina e serotonina, substâncias relacionadas com a sensação de bem-estar.

Rir faz bem ao coração, dilatando os vasos sanguíneos, acelera os batimentos cardíacos, melhorando a oxigenação e diminuindo a pressão arterial. Melhora o afeto, depressão, ansiedade e estresse por longa duração. Reduz o hormônio do estresse, o cortisol.

Assim percebemos que há evidências suficientes que indicam que o riso pode ser empregado como um hábito diário para ajudar a prevenir doenças, garantindo uma população mais feliz e saudável. Não há muito a perder rindo, nenhuma desvantagem ou efeitos colaterais, talvez já seja a hora de considerar o riso a sério!

Referência:

The Laughter Prescription: A Tool for Lifestyle Medicine. Dexter Louie, BA, Karolina Brook, MD, and Elizabeth Frates, MD. American Journal of Lifestyle Medicine, 1-6, vol XX, n°X, 2014. DOI: 10.1177/1559827614550279

Dra. Viviane Porangaba

Dra. Viviane Porangaba. Médica Fisiatra. Membro da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Médica Fisiatra do Centro Especializado de Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Mestre em Ciências da Saúde pela UFAL. Certificação em Medicina do Estilo de Vida pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo e Vida e American College of Lifestyle Medicine.

2 thoughts on “Sabia que uma boa risada pode ser o seu melhor remédio?

  • maio 4, 2021 em 7:54 pm
    Permalink

    Gostei bastante do texto da Dra.Viviane.Muito útil. Parabéns

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *