Alimentação

Como deve ser a alimentação de quem tem pressão alta?

A alimentação é capaz de reduzir a pressão arterial?? Existe alguma dieta mais indicada para os hipertensos? Sim!!!

A mais indicada é a DASH (de Dietary Approaches to Stop Hypertension). A dieta DASH é uma dieta capaz de reduzir a pressão arterial, e o efeito é atribuído ao maior consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura e cereais integrais, além de consumo moderado de oleaginosas e redução no consumo de gorduras, doces e bebidas com açúcar e carnes vermelhas.

O efeito decorre do padrão de dieta, mais do que de seus componentes individuais – alto teor de potássio, cálcio, magnésio e fibras, com quantidades reduzidas de colesterol e gordura total e saturada.

A outra dieta é a dieta do Mediterrâneo (sábios europeus). Ela tem um efeito modesto na redução da pressão arterial mas reduz o risco de problemas cardiovasculares.

É rica em frutas, hortaliças e cereais integrais, além de ser pobre em carnes vermelhas. Apresenta teor elevado de gorduras, devido ao consumo de quantidades generosas de azeite de oliva e inclui o consumo de peixes e oleaginosas, além da ingestão moderada de vinho tinto.

alimentação + atividade física + controle do estresse são a base do tratamento da hipertensão arterial.

Dra. Amanda Diniz

Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo. Médica do estilo de vida certificada pelo American College of Lifestyle Medicine e pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Clínica Medica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Instagram: @amandadinizcardiologia | www.draamandadiniz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *