Saúde

Associação entre atividades diárias intelectuais e menor risco de demência


Atividades simples do dia a dia também têm um grande poder para a prevenção.

O objetivo foi avaliar se a participação na vida adulta em atividades intelectuais estaria associada a menor risco de demência anos depois, independente de outros fatores de estilo de vida.

Foram estudados 15.582 adultos chineses com idade acima de 65 anos (idade média de 74 anos) e todos sem demência no inicio do estudo.
Eles foram acompanhados por um periodo de 6 anos e realizaram questionário sobre atividades do dia a dia e participação em atividades intelectuais.

Mas quais foram atividades intelectuais?
– Leitura de livros, jornais ou revistas
– Jogar jogos de tabuleiro
– Mahjong
– Jogos de cartas

Resultados:
-1349 desenvolveram demência em um período medio de 5 anos.
-Entre os que mantinham as atividades intelectuais no inicio do estudo, o risco foi muito menor, mesmo excluindo aqueles indivíduos que desenvolveram demência após 3 anos de estudo e mesmo após excluir fatores como comportamentos de saúde, doenças físicas e psiquiátricas e fatores sociodemográficos.

Conclusão:
-A participação ativa em atividades intelectuais, mesmo na idade avançada, pode ajudar a retardar ou prevenir demência.

Fonte: Association of Daily Intellectual Activities With Lower Risk of Incident Dementia Among Older Chinese Adults

Editado por: Dra. Amanda Rocha Diniz Kimura- cardiologia e lifestyle medicine http://www.draamandadiniz.com.br

Dra. Amanda Diniz

Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo. Médica do estilo de vida certificada pelo American College of Lifestyle Medicine e pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Clínica Medica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Instagram: @amandadinizcardiologia | www.draamandadiniz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *