Chocolate recheado de saúde
A pascoa está chegando e as propagandas dos ovos são tentadoras!
A dúvida que surge é: “O chocolate é bom ou não para o coração?”
A boa noticia é que sim, o consumo de chocolate pode fazer bem ao coração.
Estudo publicado em 2020 na revista European Journal of Preventive Cardiology mostrou a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de doença coronariana (a responsável pelo infarto).
Nesse estudo, os pesquisadores conduziram uma análise combinada de 6 estudos realizados nas últimas cinco décadas, e incluiu um total de 336.289 participantes com uma média de seguimento de 9 anos. A conclusão do estudo foi que comer chocolate uma vez por semana estava associado a redução de 8% no risco de doença arterial coronariana.
Há estudos que mostram que o consumo de chocolate está associado a menores valores de pressão arterial, menor incidência de um tipo comum de arritmia chamada fibrilação arterial, previne coágulos sanguineos, reduz inflamação e aumenta o colesterol bom. Isso porque o cacau é rico em flavonóides e polifenois, que têm um poder antioxidante.
Mas atenção, não é qualquer chocolate! A maioria dos chocolates vendidos no mercado são ultraprocessados, e os flavonóides acabam se perdendo nesse processo.
Um outro detalhe é que muitos chocolates são ricos em gorduras e açucares.
Quanto maior a porcentagem de cacau maiores serão os benefícios, e portanto o chocolate amargo é o preferido do seu coração.
Mais estudos ainda são necessários para definir a quantidade ideal de consumo de chocolate, mas enquanto isso podemos degustar nosso chocolate com um pouco menos de peso na consciência nessa Páscoa!
Dra. Amanda Rocha Diniz Kimura- cardiologia e lifestyle medicine