Saúde

Os benefícios do café

O café deixou de ser visto como um vilão quando o assunto é saúde do coração.

Estudo publicado em fevereiro deste ano na revista Circulation-Heart Failure mostrou que o consumo de 2 ou 3 xícaras por dia está associado com menor incidência de insuficiência cardíaca e não esteve associado com maior risco de doença coronariana ou doenças cardiovasculares em geral. 

Editorial publicado na mesma revista com o título: “Dois cafés por dia podem manter o cardiologista longe?”  trouxe à tona a discussão sobre essa bebida.

O café possui compostos bioativos como polifenóis, que a longo prazo podem proteger contra doenças cardiovasculares. O café é rico em antioxidantes e até supera muitas frutas e vegetais. 

A cafeína pode elevar agudamente a pressão arterial, mas o consumo a longo prazo não tem sido associado a maior incidência de hipertensão arterial.

Mas atenção, o consumo não pode ser exagerado, pois o excesso pode, por exemplo, causar arritmias, insônia ou problemas gástricos. Recomenda-se consumo baixo a moderado diário de cafeína (<200 mg).

fonte: ahajournals

Dra. Amanda Diniz

Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo. Médica do estilo de vida certificada pelo American College of Lifestyle Medicine e pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Clínica Medica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Instagram: @amandadinizcardiologia | www.draamandadiniz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *