Alimentação

As verdades e mitos sobre o ômega 3

O que temos de conhecimento científico sobre o Omega 3? Os suplementos dessa substância, que são vendidos nas farmácias, são realmente necessários ou não?

O Omega 3 é um tipo de gordura saudável e com poderosa ação anti-inflamatória (como já vimos, a inflamação está por trás da maioria das doenças crônicas) presente em alguns tipos de peixes, sementes e oleaginosas.

Há alguns anos, começaram a surgir muitos estudos mostrando os benefícios dessa substância como protetora para a saúde cardíaca e até para prevenção de câncer. Isso fez com que a indústria farmacêutica estimulasse cada vez mais a compra dos suplementos como se eles fossem um “elixir da vida longa”.

Uma revisão da Cochrane realizada em 2018 concluiu que os benefícios existem, mas que a suplementação não teria um benefício tão bom como o esperado. Para as pessoas que não comem peixes, a suplementação poderia ser benéfica em somente alguns casos.

O consumo de peixes e fontes vegetais de ômega 3, por sua vez, é eficaz na prevenção de alguns casos de doenças cardiovasculares. Populações que consomem elevadas quantidades de ômega 3 (sobretudo o marinho na dieta, mostram redução importante de risco de doenças vasculares, como infarto e AVC.

Conclusões:
-o alimento é muito melhor do que o suplemento, então inclua alimentos com alto teor de ômega 3 em sua alimentação. Devemos lembrar que os alimentos ricos em ômega 3 também são ricos em fibras, esteróis vegetais, polifenois e selênio;
-coma peixe uma ou duas vezes na semana, e inclua outras fontes vegetais. No caso das sementes (ex: linhaça e chia) e oleaginosas (ex: castanha e nozes), adicione aos outros alimentos, como por exemplo na salada, nas frutas ou no iogurte diariamente.

Fontes de ômega 3: sardinha, pescada, corvina, anchova, salmão selvagem, atum, linhaça, chia, nozes e castanhas.

Dra. Amanda Diniz

Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo. Médica do estilo de vida certificada pelo American College of Lifestyle Medicine e pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Clínica Medica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Instagram: @amandadinizcardiologia | www.draamandadiniz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *